No último fim de semana, a IP Património e a CP promoveram duas visitas guiadas às Estações do Cais do Sodré e do Rossio, no dia 12 e 13 respetivamente, no âmbito na semana “Cultura no Chiado”, promovida pelo Centro Nacional de Cultura.
Nestas visitas, guiadas em conjunto pela IP Património e pela CP, os visitantes ouviram com manifesto interesse a história destas Estações, interligada há mais de um século com as próprias histórias do caminho de ferro em Portugal e da cidade de Lisboa, tendo ainda testemunhado a evolução e valorização destes edifícios, classificados como Imóvel de Interesse Público.
O balanço das duas sessões foi positivo, verificando uma adesão de 40 participantes nas sessões.
A Estação do Cais do Sodré foi projetada pelo Arquiteto Porfírio Pardal Monteiro no início do século passado, a construção da Estação do Cais do Sodré é o culminar de um processo de modernização ferroviária, caracterizado pela eletrificação da Linha de Cascais e a adoção de soluções técnicas inovadoras como a frenagem e a engatagem automáticas.
A Estação Ferroviária do Rossio é considerada a maior obra de engenharia a nível nacional do século XIX. Esta grande estação central da capital, à data da sua inauguração, integrava um conjunto alargado de outras realizações urbanas e ferroviárias que marcaram fortemente a geografia desta zona cidade, um dos eixos políticos e económicos de Lisboa.